|
HOTEL IN SITE - GUIA DE HOTÉIS BRASIL
A cidade do Rio de Janeiro oferece uma grande variedade de pontos turísticos: museus, praias, floresta urbana, arquitetura colonial, monumentos super modernos, além, é claro dos cartões-postais mundialmente conhecidos: o Maracanã, o Corcovado com a estátua do Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
Onde se hospedar
Veja aqui as alternativas de flats, pousadas e hotéis no Rio de Janeiro localizados nos bairros dos principais pontos turísticos da cidade.
- Copacabana >> hotéis
- Barra da Tijuca >> hotéis
- Ipanema >> hotéis
- Centro >> hotéis
Principais pontos turísticos do Rio de Janeiro
- A Cidade Maravilhosa
- Cristo Redentor
- Estádio do Maracanã
- Floresta da Tijuca
- Pão de Açúcar
- Museu de Arte Moderna
- Jardim Botânico
Rio de Janeiro: a cidade maravilhosa
Por suas inúmeras facetas, o Rio de Janeiro é o foco da indústria turística na América Latina. Além da incomparável beleza natural, sua história e a alegria contagiante de seus habitantes contribuíram para criar uma imagem muito especial que atinge seu ponto mais alto quando se festeja o réveillon e o carnaval.
O turista que procura um lugar que também ofereça a infraestrutura sofisticada de uma cidade moderna encontrará tudo que deseja no Rio de Janeiro. O fato de que a cidade está situada entre uma floresta tropical e as praias faz com que uma variedade única de produtos possa ser oferecida em um mesmo destino turístico.
O Rio é uma cidade de contrastes: a arquitetura colonial lembra o passado enquanto que os vistosos edifícios modernos dão uma visão do futuro. Dois marcos, verdadeiros cartões postais, são conhecidos no mundo inteiro: o Pão de Açúcar e a estátua do Cristo Redentor.
Como destino turístico, o Rio não depende das estações, uma vez que o clima é temperado o ano todo e suas atrações podem ser apreciadas praticamente em qualquer época do ano.
Os visitantes logo descobrem um fato conhecido dos habitantes da cidade e do qual eles se orgulham: algo está sempre acontecendo no Rio - exposições, shows de dança e de música, eventos esportivos. A RIOTUR, que está inteiramente à sua disposição com todas as informações necessárias, convida você a conhecer esta cidade sedutora e cosmopolita.
[Fonte: RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro S.A http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/pagina/?Canal=1 - acesso em março/2007]
Cristo Redentor: De braços abertos para o mundo
Mais que um cartão-postal, o Cristo Redentor foi eleito pelos moradores da cidade como "A Maravilha do Rio". E a escolha foi merecida. Do alto de seus 38 metros - e dos 710 metros do Morro do Corcovado - o Cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca. O monumento em 2001 completou 70 anos, no dia de Nossa Senhora Aparecida.
Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes, que aconteceu em 20 de janeiro de 2003. Assim, não é mais preciso enfrentar os 220 degraus que levam à imagem.
Foram instalados três elevadores panorâmicos, cada um com capacidade para 14 pessoas. O acesso é feito por uma área que atende tanto os visitantes que chegam de carro quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado. O passeio já começa aí, pois a torre, de 31 metros de altura, descortina a primeira vista da cidade. Para completar o acesso à estátua, foram instaladas quatro escadas rolantes - duas em cada direção. Com uma proteção lateral para evitar acidentes, as escadas contam com dispositivos especiais, como alumínio anti-derrapante nos degraus, que garantem o seu perfeito funcionamento e total segurança.
Endereço: Parque Nacional da Tijuca
Acesso: Estrada de Ferro Corcovado (saídas de 30 em 30 min.) - Rua Cosme Velho, 513
Tel: (21) 2558-1329
[Fonte: RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro S.A http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1503 - acesso em março/2007]
Maracanã: símbolo mundial da pátria de chuteiras, guarda a história do esporte que é a cara do Brasil
Entre as maravilhas que o Rio de Janeiro possui, encontra-se um dos mais importantes patrimônios turísticos e culturais do país: o Maracanã, o maior estádio do mundo. Na terra do futebol, que faz desse esporte a sua religião, ele é considerado por muitos o "Templo dos Deuses". Foi construído em 1950 para sediar a Copa do Mundo, e projetado para receber 166.369 pessoas. Hoje, após as reformas, comporta um público de 114.145.
No dia do cinquentenário do Maracanã, em 16/06/2000, foi inaugurado o Hall da Fama, uma homenagem aos 50 jogadores que mais se destacaram ao longo da existência do estádio. Os mais importantes craques da história do futebol imprimiram seus pés em argamassa, deixando suas marcas para a posteridade na calçada da fama. Zico, Roberto Dinamite, Luisinho Lemos, Romário, Quarentinha, Valdo, Pinga, Garrincha, Dida e Bebeto ganharam o título dos dez maiores artilheiros.
A visita guiada compreende o Hall da Fama, Calçada da Fama, Fotos Históricas e Vista Panorâmica.
O complexo esportivo do Maracanã ocupa uma área total construída de 304.284 m² e reúne o Maracanãzinho, onde são realizadas competições esportivas além de espetáculos de entretenimento, o Estádio Célio de Barros e o Parque Aquático Júlio Delamare.
Endereço: Rua Professor Eurico Rabelo, s/n. - Maracanã - Tel: (21) 2566-7800
Visitação: O Maracanã pode ser visitado diariamente, inclusive feriados, das 9hàs 17h. Em dias de jogos, as visitas podem ser agendadas das 8h às 11h.
[Fonte: RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro S.A http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1966 - acesso em março/2007]
Floresta da Tijuca
Localizada no coração da cidade, a poucos minutos da maior parte dos bairros do Rio, a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com cerca de 3.200 hectares, tem a grande vantagem de mesclar centenas de espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica. A Floresta da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como: a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos freqüentados por famílias inteiras nos fins de semana.
História: A Floresta da Tijuca foi reflorestada no século XIX após anos de desmatamento intenso e plantio(principalmente de café). O reflorestamento foi uma iniciativa pioneira em toda a América Latina.
No plano da recuperação da floresta foram introduzidas obras de arte, edificações e recantos. Foram também implantados serviços e sanitários. Foram abertos restaurantes Os Esquilos e Floresta (utilizando instalações das antigas fazendas de café - o restaurante Floresta foi aberto na antiga senzala de uma fazenda). A Sociedade Hípica Brasileira foi instalada na antiga casa do Barão do Bom Retiro. Vários fazendeiros e proprietários de terras - como o Conde Gestas, o Barão de Mesquita, O Conselheiro Mayrink, Guilherme Midosi, o Visconde Asseca, além dos já citados anteriormente, e profissionais como Job de Alcântara e Luiz Fernandes, os escravos Eleuthério, Pai Ricardo e Pai Antonio e outros frequentadores ilustres, deixaram seus nomes na história do Parque, em morros, estradas, caminhos, grutas, recantos, cachoeiras etc.
A floresta se tornou então esse cenário privilegiado no qual a natureza e cultura se entrelaçam, se harmonizam e se complementam.
Endereço: Praça Afonso Viseu, Alto da Boa Vista - Tijuca - Tel: (21) 2492-5407
Visitação: Passeios organizados pelo Setor de Ecoturismo em 2007: Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca: 2494-2252/ 2492-2253 - r.217/212
[Fonte: RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro S.A http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1516 - acesso em março/2007]
Pão de Açúcar: Viagem de bondinho descortina paisagens únicas
Idealizado em 1908 pelo engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos e inaugurado no dia 27 de outubro de 1912, o bondinho do Pão de Açúcar fez 90 anos em 2002. Primeiro teleférico instalado no Brasil e terceiro no mundo, é um dos mais importantes ícones do turismo carioca, tornando-se uma das principais marcas registradas da cidade do Rio de Janeiro. Desde sua inauguração até a data do aniversário, o teleférico transportou 31 milhões de turistas. Nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho - de alta temporada - a freqüência diária chega a três mil pessoas.
...
O complexo turístico é formado por três estações - a da Praia Vermelha, Morro da Urca e Pão de Açúcar - interligadas por quatro bondinhos - dois no trecho Praia Vermelha/Morro da Urca e dois no trecho Morro da Urca/Pão de Açúcar. O Morro da Urca tem 220m de altura e o do Pão de Açúcar, 396m.
...
Vegetação rara
Cercado por uma vegetação característica do clima tropical, com resquícios de Mata Atlântica, possui espécies nativas que em outros pontos da vegetação litorânea brasileira já foram extintas, e também raras espécies vegetais, como a orquídea "laelia lobata", que só floresce em dois locais no planeta: no morro do Pão de Açúcar e na Pedra da Gávea, ambos no Rio de Janeiro. Montanha brasileira com o maior número de vias de escaladas (até 1997 existiam 38), o Pão de Açúcar recebe diariamente centenas de alpinistas, montanhistas e ecologistas brasileiros e estrangeiros.
Endereço: Avenida Pasteur, 520 - Urca - Tel: (21) 2546-8400
WebSite: www.bondinho.com.br
Visitação: Horário de funcionamento: diariamente, de 8h às 19 horas e 50m. Crianças até 5 anos não pagam
[Fonte: RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro S.A
http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=3896 - acesso em março/2007]
Museu de Arte Moderna
Inaugurado em 1958, o Museu de Arte Moderna tem localização privilegiada e muita história para contar. Com 130m de comprimento e 25m de largura, o prédio está instalado em meio a jardins no Aterro do Flamengo junto a Baía de Guanabara e bem próximo do centro da cidade. Vítima de um grande incêndio no ano de 1978, o Museu de Arte Moderna mobilizou a solidariedade de centenas de pessoas em todo o mundo, o que foi fundamental para a recuperação de sua sede e de seu acervo. Atualmente, o MAM possui uma coleção com cerca de 1.700 obras, entre pinturas, esculturas e gravuras de artistas brasileiros e estrangeiros. Além de uma biblioteca especializada em artes e uma importante cinemateca, onde acontecem as mostras mais concorridas da cidade.
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Aterro - Centro - Tel: (21) 2240-4239
[Fonte: RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro S.A http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1546 - acesso em março/2007]
Jardim Botânico: Bem-estar e lazer para todas as idades
Um verdadeiro santuário ecológico. Assim pode ser definido o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos dez mais importantes do gênero no mundo, que além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza.
...
Em perfeita harmonia com o parque, um rico patrimônio histórico e cultural marca presença no Jardim. Edificações históricas e monumentos com obras que datam dos séculos XVI ao XIX contam um pouco da história da região. Lá se encontra a antiga Fábrica de Pólvora construída por D. João VI, a Casa dos Pilões, a Casa dos Cedros, o antigo portal da Academia de Belas Artes e o Solar da Imperatriz. Este último, em 2001, após ser restaurado, ganhou a Escola Nacional de Botânica Tropical - a primeira no gênero na América Latina.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 920 (pedestres)e 1008 (veículos)- Jardim Botânico
Tel: (21) 3874-1214 - Fax: (21) 3874.1808 - WebSite: www.jbrj.gov.br
Visitação: O Jardim Botânico funciona diariamente, entre 8h e 17h, com acesso por duas entradas na Rua Jardim Botânico: nos números 920 e 1008. Este último dá acesso ao estacionamento para carros de passeio e ao Centro de Visitantes, que faz o atendimento ao público. Crianças até 7 anos, maiores de 65 anos, deficientes físicos com um acompanhante e alunos da rede pública de ensino não pagam.
[Fonte: RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro S.A http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1531 - acesso em março/2007]
|